Missing image

CINTURÃO DE CLARK

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Ola pessoal, estive fazendo uma pesquisa curiosa a respeito dos satelites, como sabemos ele ficam em orbita mandando sinal de frequencia para nossos televisores. Ora nos perguntamos, quantos satelites existem e porque eles não se chocam? Ou até mesmo, porque não são jogados pelo universo? São questões de fisita, lei de Newton.
Bom vamos a questão, os satélites servem para transmitir e retransmitir sinais de banca C e banda Ku ou conexão de internet. Esses satélites são impulsionado com destino a linha do Equador , existem duas forças que os fazem ficar parado: a gravitacional, atraindo-o para o centro da Terra, e a centrífuga, repelindo-o do centro da Terra. Se a duas forem iguais reultará em um equilibrio em que o satélite não sai nem se afasta, mantendo-se girando em volta da Terra.
Veja o exemplo na figura abaixo:
Figura 01: Impulsão tangencial de satélite

A órbita geosincrônica também é conhecida por Cinturão de Clarke, e é nela que se estacionam os satélites para retransmissão de televisão. Um organismo internacional (UIT licencia países e empresas para o uso de determinada parte do cinturão, evitando congestionamento e interferências. A figura 4 ilustra o posicionamento de alguns dos satélites, com destaque para o BRASILSAT l e BRASILSAT 2, antigos satélites da EMBRATEL, estacionados (geosincronicamente) frontalmente ao nosso território (65º e 70º de latitude, respectivamente).
Os satélites dispõem de baterias solares instaladas nas suas “asas”, as quais transformam a luz solar em energia elétrica para alimentação dos circuitos. Têm também pelo menos duas antenas (parabólicas), uma para receber o sinal da Terra e outra para retransmiti-lo de volta. De fato o sinal não é apenas retransmitido, mas passa por um processamento eletrônico. Após um período de vida útil (cerca de 8 anos), com o esgotamento de suas pilhas e outros circuitos, o satélite é retirado da órbita geosincrônica e substituído por outro.
Veja na figura abaixo o Cinturão de Clarke
Curta e Compartilhe!!!Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.