CINTURÃO DE CLARK

CINTURÃO DE CLARK

satelite10 CINTURÃO DE CLARK
Ola pessoal, estive fazendo uma pesquisa curiosa a respeito dos satelites, como sabemos ele ficam em orbita mandando sinal de frequencia para nossos televisores. Ora nos perguntamos, quantos satelites existem e porque eles não se chocam? Ou até mesmo, porque não são jogados pelo universo? São questões de fisita, lei de Newton.
Bom vamos a questão, os satélites servem para transmitir e retransmitir sinais de banca C e banda Ku ou conexão de internet. Esses satélites são impulsionado com destino a linha do Equador , existem duas forças que os fazem ficar parado: a gravitacional, atraindo-o para o centro da Terra, e a centrífuga, repelindo-o do centro da Terra. Se a duas forem iguais reultará em um equilibrio em que o satélite não sai nem se afasta, mantendo-se girando em volta da Terra.
Veja o exemplo na figura abaixo:
Satélite CINTURÃO DE CLARK
Figura 01: Impulsão tangencial de satélite

A órbita geosincrônica também é conhecida por Cinturão de Clarke, e é nela que se estacionam os satélites para retransmissão de televisão. Um organismo internacional (UIT licencia países e empresas para o uso de determinada parte do cinturão, evitando congestionamento e interferências. A figura 4 ilustra o posicionamento de alguns dos satélites, com destaque para o BRASILSAT l e BRASILSAT 2, antigos satélites da EMBRATEL, estacionados (geosincronicamente) frontalmente ao nosso território (65º e 70º de latitude, respectivamente).
Os satélites dispõem de baterias solares instaladas nas suas “asas”, as quais transformam a luz solar em energia elétrica para alimentação dos circuitos. Têm também pelo menos duas antenas (parabólicas), uma para receber o sinal da Terra e outra para retransmiti-lo de volta. De fato o sinal não é apenas retransmitido, mas passa por um processamento eletrônico. Após um período de vida útil (cerca de 8 anos), com o esgotamento de suas pilhas e outros circuitos, o satélite é retirado da órbita geosincrônica e substituído por outro.
Veja na figura abaixo o Cinturão de Clarke
cinturão de clark CINTURÃO DE CLARK


u0IjF8A CINTURÃO DE CLARK
VQKxkTS CINTURÃO DE CLARK

Leave a Reply

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.